Quem sou eu

Minha foto

 
Estou circulando pela orbe terrestre desde 1975 e, já há alguns anos, sou professor de Matemática do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, orgulhoso do ofício. Divido meu amor com duas mulheres:uma delas eu chamo de esposa e a outra, de filha!

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Beremiz Samir

Certa vez, na antiga feirinha da cidade praiana de Cabo Frio, conversava com um artesão uruguaio muito talentoso, que elaborava figuras mil com fios coloridos de cobre. Bicicletas, violões, corações,qualquer coisa podia(e ainda pode) surgir da ponta de seu delicado alicate. Após alguns minutos de papo, o artista me indagou sobre minha profissão. Ao saber que sou professor de matemática, imediatamente relatou que em seu país, boa parte do alunado conhece a obra O Homem que Calculava: aventuras de um singular calculista persa, um romance infanto-juvenil do brasileiro Malba Tahan. Na realidade, trata-se do professor Júlio César de Mello e Souza, que narra as aventuras matemáticas de Beremiz Samir em Bagdá nos idos do século XIII.
Curioso, dificilmente encontro brasileiros que já leram essa obra-prima, muito menos sei de mais do que um dúzia(sendo bem generoso) que saiba da importância do Moleiro de Malba na literatura brasileira. Morri de vergonha!
Fica aqui então a indicação de uma boa leitura, com aventuras e saídas matemáticas brilhantes para os desafios impostos ao contador de tâmaras.

CLIQUE NA CAPA PARA BAIXAR EM PDF

Muita paz!

TRABALHO 3 ANO DA 3 CERTIFICAÇÃO

O trabalho deve ser entregue no dia da avaliação.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Trabalho para 3 certificação 2 ano

           Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância.
Sócrates
 

 O trabalho deve ser feito em dupla e entregue no dia da certificação impreterivelmente!
 

Primos Gêmeos




Você sabia…
Que foram recentemente batidos os recordes de maior par de primos gêmeos (p, p +2) conhecido?

São eles 4648619711505· 260000 ± 1, descobertos este ano por Wassing, Jarai e Indlekofer, e têm 18075 dígitos cada. Também tem 18075 dígitos o maior primo conhecido p tal que 2p + 1 também é primo (tais primos são conhecidos como primos de Sophie Germain).

É o número 3714089895285 · 260000 – 1, descoberto pelos mesmos Wassing, Jarai e Indlekofer. Este é o maior primo conhecido p tal que o número de Mersenne 2p – 1 é composto (de fato é divisível por 2p +1; veja o problema 43 proposto na página 60).
 
Fonte: Revista EUREKA, número 8, ano 2000

Sistemas Lineares




Sistemas Lineares



domingo, 9 de dezembro de 2012

A Matemática por trás de Oscar Niemeyer


         Engenheiro calculista, responsável pelo cálculo de muitas obras de Oscar Niemeyer ao longo das décadas de 70 do século passado até a atualidade.Seu nome completo é José Carlos Sussekind estudou  na PUC-RJ, formando-se em engenharia estrutural, em 1969. Em 1970, graduou-se mestre em estruturas e fundações, também pela mesma universidade.

         Conheceu o arquiteto Oscar Niemeyer quando trabalhava como estagiário (no quinto ano do curso de engenharia) em um pequeno escritório de cálculo, responsável pelos projetos do arquiteto, posto que Joaquim Cardoso, anterior calculista, acabara de falecer. Como a construtora era pequena, não havia algum engenheiro para atender ao arquiteto e coube a Sussekind o contato com o mesmo. Niemeyer fez-lhe uma consulta sobre um projeto e o estagiário pediu um dia para apresentar a solução. A partir daí a relação amadureceu e cinco anos depois Sussekind tornou-se responsável pelo cálculo de todas as obras do arquiteto.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Carlos_Sussekind